Você sabia? Pergolado em EPS para fachadas chega sob medida na obra

Pergolado atualizado

Você sabia? Pergolado em EPS para fachadas chega sob medida na obra

O material chega pronto no canteiro para fixação na estrutura da edificação, etapa seguida pela projeção de argamassa armada. Além disso, dispensa fôrmas e mão de obra especializada

O mais recente lançamento de produtos da linha Monopainel® é o painel pergolado em EPS, apresentado ao público da construção civil durante a Feicon 2023. “Foi um sucesso entre os visitantes, que ficaram admirados ao constatar que é possível incorporar esse elemento arquitetônico nas fachadas produzido em poliestireno expandido (EPS)”, relata engenheira.

São vários modelos, como o pergolado em balanço e o de vigas e pilares. Os painéis atendem a vãos de até 4 m para vigas. No caso de vãos maiores, o pergolado adota o conceito do Monopainel® estrutural. “Inserimos perfis ‘U’ no painel, que ainda recebe reforço de barras de aço nas nervuras do EPS”, fala.

Aspecto técnico importante do novo produto é o posicionamento das barras de aço em ‘U” na cavidade do EPS, criada para que, no momento da projeção da argamassa, se formem verdadeiros micropilaretes. “Essa característica assegura a resistência necessária ao pergolado decorativo”, comenta.

O emprego do painel pergolado em EPS em fachadas tem a vantagem de dispensar fôrmas de madeira, que posteriormente serão descartadas. E, também, de aumentar a produtividade no canteiro, pois o material chega pronto, de acordo com a seção transversal especificada no projeto. Cabe à equipe de obras apenas montar os painéis e fazer a projeção da argamassa estrutural, que representa a etapa de finalização.

“O pergolado pode ser utilizado em sistema construtivo em Monopainel® quanto em obras que adotam sistemas convencionais, como concreto ou alvenaria, inclusive em edificações já existentes”, diz.

Pergolado rápido e moderno

A fixação dos painéis pergolados em obras pré-existentes é feita com a furação nas paredes ou vigas – em pontos onde não existem barras de armadura. Depois são inseridas e chumbadas as esperas em aço que, por sua vez, serão conectadas ao painel pergolado. “O procedimento é similar ao da fixação das paredes de Monopainel® aos arranques do piso. Só que, ao invés de ser no piso, a ancoragem é feita na estrutura por meio das esperas compostas por barras nervuradas”.

O passo seguinte é preparar o escoramento necessário à etapa de projeção, seguido pela amarração entre as peças e a projeção de argamassa. “Finalizada a cura da argamassa, o escoramento pode ser retirado, porque o pergolado não precisará mais desse apoio, porque ele já suporta seu peso próprio”, destaca.

A linha Monopainel®

Os painéis monolíticos da marca Monopainel® são constituídos por malha metálica posicionada a 1 cm do núcleo em EPS. “O sistema compõe uma linha de produtos que vai das paredes à laje e escadas”, diz a engenheira que detalha cada um deles e suas aplicações na construção civil:

• Monopainel® estrutural – é utilizado em obras residenciais e comerciais, tanto com função estrutural quanto de fechamento;
• Monopainel® de fechamento – empregado em obras pré-existentes de sistemas mistos, dimensionadas para suportar os carregamentos. O painel terá a função de vedação em paredes internas e externas. É utilizado, ainda, na execução de muros e abrigo de caixa d’água, entre outras.
• Escadas – são produzidas nos modelos de fundo plano e cascata. Podem ser retas com ou sem patamares intermediários; em formato de “L” ou de “U” com mudança de direção. Estão disponíveis com quatro larguras padronizadas: 0,80, 1,00, 1,20 e 1,50 m. Podem, também, ser customizadas, de acordo com projeto.
• Painel curvo – é um Monopainel® que atende projetos de paredes, lajes e piscinas curvas, além de silos de armazenamento, ondulações em fachadas e elementos decorativos.
• Painel laje – com ele é possível executar todo o pano de laje, armada no interior das nervuras que compõem o painel. O sistema substitui o uso de vigotas treliçadas e de outros métodos, com a vantagem adicional de proporcionar isolamento térmico à cobertura da edificação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novas publicações

O que você quer ver aqui?

    Inscreva-se!

    Insira seu e-mail no campo a baixo para saber de todas as novidades sobre EPS!