Confira o EPS para Geotecnia

EPS para obras de geotecnia

Confira o EPS para Geotecnia

Um dos principais problemas críticos em geotecnia são as áreas com solos de baixa capacidade de carga (solo mole). Esse tipo de problema acarreta prejuízos de fundação nas construções de estradas e outras infraestruturas, como cabeceiras de pontes e proteção de tubos.

Infelizmente a maioria das alternativas para a correção dessas falhas se tornam inviáveis, pois possuem elevados custos e causam grande trabalho e transtorno.

O EPS, porém se apresenta como uma opção barata e eficaz na resolução do problema de solos de baixa capacidade de carga. Sua aplicação consiste na substituição do solo mole por blocos de EPS leves e de boa resistência mecânica, capazes de suportar tráfego intenso, com pressões de até 15 ton/m².

Além disso, o EPS reduz o peso específico do conjunto para 1% do valor do solo compactado.

Aplicação dos blocos de EPS

Sobre o solo limpo coloca-se uma camada de areia nivelada para receber os blocos de EPS, que são colocados inteiros e com juntas desencontradas. Depois, coloca-se outra camada sobre a primeira e assim por diante, formando um tronco de pirâmide para distribuir a carga em uma área compatível com a resistência mecânica do solo.

Os blocos devem ser cobertos com um filme de polietileno para protegê-los de eventuais derramamentos de solventes ou produtos químicos que  possam vir a infiltrá-los – como pode ocorrer em acidentes rodoviários, por exemplo.

Por fim, cobre-se o conjunto com um aterro de no mínimo 60 cm de espessura de terra compactada ou usa-se uma laje de concreto.

 

Densidade necessária do EPS

Quanto maior for a densidade, maiores serão as propriedades mecânicas dos blocos de EPS. Portanto para um bom aterramento de estradas, por exemplo, sua densidade não pode ser inferior a 20 kg /m³. Para atender esta demanda variada, a Isorecort fabrica blocos com densidades de até 38 kg/m³.

Vantagens do uso de EPS na correção de solos com baixa capacidade de carga

Os blocos de EPS são resistentes á compressão.

Proporcionam redução na pressão exercida em cima dos solos

Tem baixo custo comparado a outras tecnologias

O EPS é 100% reciclável e sua decomposição leva em cerca de 400 anos, o que garante por um longo período a segurança e a estabilidade ao terreno onde ocorre a aplicação.

O EPS também possui a vantagem de ser recortado de acordo com os projetos solicitados, o que proporciona uma reduzida geração de resíduo e auxilia em uma obra mais limpa.

Isorecort

A Isorecort é uma das principais produtoras e fornecedoras de EPS (Poliestireno expandido) do Brasil. Sua capacidade produtiva chega a 70 mil m³ de EPS por mês, o que assegura o fornecimento de blocos para grandes obras. Todo o material fornecido pela empresa segue um rigoroso controle de qualidade, proporcionando ao cliente uma maior confiança em seus produtos. Todos os produtos são fabricados de acordo com as determinações da ABNT e a Isorecort é uma das únicas empresas do país que fabrica blocos de EPS com densidade de até 38 kg/m³.

A empresa também conta com um eficiente sistema de logística que garante a entrega dos blocos em todo o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novas publicações

O que você quer ver aqui?

    Inscreva-se!

    Insira seu e-mail no campo a baixo para saber de todas as novidades sobre EPS!