EPS é base para criação de esculturas, com perfeição de detalhes

Like a mirage rising out of the desert floor, the pyramid rises 30 stories from the desert floor.

EPS é base para criação de esculturas, com perfeição de detalhes

Leve e de fácil moldagem, o EPS é o material que dá vida a esculturas memoráveis e ricas nos detalhes. Vamos falar sobre algumas delas, criadas nos Estados Unidos e no Brasil.

 

Esfinge egípcia, uma réplica

A proposta arquitetônica do Luxor Hotel and Casino, em Las Vegas, vai além de simular as pirâmides do Egito. No principal acesso do prédio de 30 andares, foi erguida uma réplica da Esfinge de Gizé, construída há milhares de anos, no Cairo. O uso do EPS possibilitou que a construção da escultura com 34 m de altura – 14 a mais do que a original –, sem custos elevados. Os detalhes da face foram feitos em espuma de poliuretano e revestimento parecido com o calcário.

Personagens infantis na Flórida

Foram necessários 10,7 mil m² de EPS para a reprodução dos personagens infantis criados pelo escritor Theodor Seuss Geis, autor de mais de 60 clássicos, que assinava com o pseudônimo de Dr. Seuss. As peças esculpidas a mão e apoiadas em estruturas de aço estão instaladas no parque de diversões Islands of Adventure, em Orlando. Elas receberam camadas de diversos materiais para dar acabamento, fidelidade aos desenhos animados e assegurar sua durabilidade.

Homenagens na praia de Maceió

O artesanato alagoano, reconhecido no Brasil e no exterior, salta aos olhos dos turistas que encontram ao longo da orla de Maceió esculturas gigantes produzidas em EPS e fibra de vidro. O projeto Circuito Alagoas Feita a Mão, vinculado ao governo do estado, coordena a criação das réplicas com 6 m de altura de obras de artesãos locais. Entre as obras, estão “O Beijo da Mestra Irinéia”, da artesã Dona Irinéia; “Sereia do Mestre Zezinho”; “O Boi do Mestre João das Alagoas”; e “Leão do Mestre André da Marinheira”.

A onça virou escultura

Encantado com a beleza das onças que vivem na região do Mato Grosso, o escultor português Francisco João Ourives Charneca, morador de Cuiabá, esculpiu o animal em tamanho real. A onça preta deitada fez parte da mostra “Francisco Charneca — 50 Anos de Exposições”, que teve como temática Wildlife Art – Arte da vida selvagem, realizada em 2019. O artista utilizou peças de alvenaria preenchidas com EPS, para garantir leveza à obra e facilitar seu transporte. O trabalho levou cerca de 30 dias para ser concluído.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novas publicações

O que você quer ver aqui?

    Inscreva-se!

    Insira seu e-mail no campo a baixo para saber de todas as novidades sobre EPS!