O EPS (poliestireno expandido) pode ser utilizado para reduzir a pressão que o solo exerce em muros de arrimo tornando as estruturas de contenção mais baratas. O EPS utilizado em obras de geotecnia, também conhecido como GeoSolution®, é classificado como um geoexpandido pela norma brasileira ABNT NBR 12553, e como um geofoam pela norma americana ASTM D6817.
A norma americana ASTM D6817, normatiza o GeoSolution® estabelecendo os seus requisitos mínimos para uso em geotecnia e define uma faixa de massa específica (terminologia usualmente chamada de densidade no meio industrial do EPS) de 12 a 46 kg/m³ para esse material de acordo com as características exigidas no projeto, conforme tabela abaixo.
As camadas em EPS devem ser posicionadas formando um talude que tem por objetivo reduzir o empuxo lateral sobre a estrutura da contenção. A especificação da densidade do material deve ser realizada levando em conta os carregamentos verticais e horizontais que incidem sobre o EPS e tomando como base a resistência à compressão à 1% de deformação dada na tabela acima. O carregamento vertical acima do material deve ser definido para evitar sua flutuação, e, o volume de EPS utilizado deve ser determinado de acordo com a necessidade do projeto. É indispensável considerar um sistema de drenagem adequado à contenção para evitar que a pressão da água sobrecarregue a estrutura.
Impermeabilização
O EPS pode ser utilizado para impermeabilização do muro de arrimo devido à sua baixa absorção de água, nestes casos, as placas são colocadas entre o muro e o solo evitando a ocorrência de patologias ocasionadas pela umidade. Recomenda-se a utilização do material com densidade a partir do tipo 4F (sendo o material do tipo 6F o mais indicado) segundo as especificações da norma ABNT NBR 11.752, além disso, a espessura mínima da placa de EPS indicada para impermeabilização é de 30mm. Contudo, tanto a indicação da densidade quanto da espessura do material deverá levar em conta as necessidades do projeto.
Em toda construção de muros de arrimo é preciso executar um sistema de drenagem aliviando a carga devida ao acúmulo de água e prevenindo possíveis danos estruturais.
Placas em EPS Isorecort
A Isorecort possui uma ampla variedade de placas em EPS para construção civil. Com densidades que variam do tipo 1F ao 8F, as placas podem ser produzidas sob medida, seguindo as especificações previstas pela norma brasileira ABNT NBR 11.752 que regulamenta o uso do EPS para construção civil e refrigeração.