EXCLUSIVIDADE: Conheça os diferenciais do painel de canto e curvo da Linha Monopainel®

Painel de Canto

EXCLUSIVIDADE: Conheça os diferenciais do painel de canto e curvo da Linha Monopainel®

O painel de canto é exclusividade da Linha Monopainel®

 

Único no mercado nacional, o Monopainel® de canto é objeto de solicitação de registro de patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) pelo Grupo Isorecort. O produto foi desenvolvido pelo departamento Técnico de Engenharia com três objetivos principais, conforme conta a engenheira Karen Peroni, supervisora de Projetos e Engenharia da empresa.

“O primeiro é facilitar a execução das paredes utilizando Monopainel®”, diz. Sem o painel de canto, a obra monta dois painéis e amarra interna e externamente com cantoneiras. Mas, antes da amarração definitiva, é preciso verificar se os painéis estão no esquadro. “Já com o painel de canto, o trabalho é facilitado, pois basta montar apenas um, que já está no esquadro e totalmente amarrado”, explica.

Benefício importante do painel de canto é sua maior rigidez e travamento superior, se comparado com cantos criados por placas retas padrão. Essa condição decorre de sua geometria com formato de cantoneira. “Os perfis de canto e, também, os curvos são dotados de maior inércia e rigidez, exatamente por sua seção transversal em formato de cantoneira”, explica.

A engenheira recomenda, como terceiro fator para trabalhar com painéis de canto, que a montagem das paredes se inicie pelo canto. “Porque, dessa forma, a obra deixa pronto o alinhamento de duas paredes para, em seguida, executar os fechamentos por cômodo. O resultado é a maior produtividade com menor incidência de erro, no momento de recortar os painéis, adequando-os às dimensões do projeto”.

Os painéis de canto facilita o posicionamento das paredes. “Instalado o painel de canto, fica mais fácil a identificação de falhas de alinhamento no processo de montagem das paredes,” ensina.

O produto tem duas medidas padrão: núcleo em EPS com as espessuras de 80 e 130 mm, com largura da placa reta de 1200mme painel de canto com 600 x 600 mm em formato de “L” – essas dimensões aproveitam a produção da tela metálica em arame galvanizado feita em máquina para o Monopainel®, que mede 1250 mm. “A altura pode ser customizada de acordo com as exigências do projeto do cliente”, acrescenta.

Na comparação do painel de canto com o sistema convencional de alvenaria, a prática recomenda que o assentamento dos blocos não tenha junta prumo, mas alternadas. Ou seja, os tijolos não podem estar no mesmo alinhamento vertical, mas deslocados lateralmente, intercalando fiadas. Isso garante a amarração que melhora o comportamento da alvenaria. “É um processo bem mais lento do que a execução com painel de canto, já que o EPS tem esquadro preciso a 90°”, destaca.

 

Painel curvo

Assim como o painel de canto, o Monopainel® curvo tem uma geometria própria que determina maior inércia e resistência aos esforços de compressão. É produzido sob medida, para paredes curvas de residências, piscinas e silos de armazenamento de grãos, entre outras aplicações, com ótimo desempenho devido à sua resistência à carregamentos laterais. O material permite, também, a execução de lajes com algum raio de curvatura.

“Para ser utilizado na construção de piscina com formato arredondado ou alguma elipse, o projeto é analisado previamente pelo departamento de Engenharia da Isorecort. A viabilidade de uso considera requisitos como as dimensões da piscina, raio e carregamentos de empuxo, entre outros”, explica Peroni.

A engenheira lembra que executar elementos curvos em obras pelos sistemas convencionais é extremamente difícil. Envolve um conjunto de processos que exige profissionais, como o carpinteiro, armador e pedreiro, com a máxima habilidade para que o raio de curvatura seja perfeito, com produtividade e evitando retrabalho.

Já a obra que opta pelo painel curvo em EPS recebe, no canteiro, o material recortado na indústria com o raio de curvatura solicitado e a tela metálica posicionada a 1 cm do núcleo. Basta à equipe de trabalho instalar o painel de acordo com o especificado em projeto, e executar a projeção de argamassa armada. “O que torna tudo mais fácil e rápido para viabilizar essas estruturas curvas”, destaca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novas publicações

O que você quer ver aqui?

    Inscreva-se!

    Insira seu e-mail no campo a baixo para saber de todas as novidades sobre EPS!