Até que ponto é verdade que o poliestireno expandido é um bom isolante térmico? O pós-doutor em Ciências Ambientais Jonathan Willian Zangeski Novais foi a campo e comprovou: ambiente construído com painéis monolíticos em EPS teve sua temperatura reduzida em 7 °C na comparação com outro que empregou sistema convencional.
Esse foi um dos resultados da pesquisa científica que ele liderou na Universidade de Cuiabá (MT), em 2013. Os detalhes do trabalho estão registrados no artigo “Comparação do Desempenho Térmico de Painéis em EPS como Alternativa aos Tijolos Cerâmicos no Conforto Térmico de Residências em Cuiabá-MT”.
As medições das temperaturas foram feitas em dois cômodos de residência do bairro Jardim Itália, na capital de Mato Grosso. O primeiro construído em alvenaria de tijolos cerâmicos e o outro com painéis estruturados por uma alma em EPS, com 5 cm de espessura, e malha metálica nas suas faces.
“Para permitir a comparação, os ambientes estavam voltados para a mesma orientação solar, não havendo nenhum sombreamento externo sobre as paredes no decorrer do dia e submetidas às mesmas condições de ventilação”, explica Novais.
O que foi constatado
As temperaturas foram registradas na superfície das paredes internas. Para isso, a equipe da pesquisa usou termômetro de infravermelho, em uma malha de pontos de 3 x 3, totalizando nove pontos por cômodo. Com o cuidado adicional de medição em três alturas diferentes de paredes: 0,8 m, 1,4 m e 2,2 m, com igual espaçamento das colunas de medições. Para ter mais repetições, as aferições ocorreram pela manhã, tarde e noite, durante três dias consecutivos.
“Com os dados em mãos, foram calculados a média e o desvio-padrão das medições e comparados os ambientes com foco nas diferenças. No cômodo que utilizou painéis em EPS, a temperatura chegou a ser 7 ºC menor do que no outro executado com tijolos cerâmicos”, ressalta, lembrando que o conforto térmico colabora com o desempenho dos usuários da edificação.
Benefícios do sistema em EPS
A pesquisa levou a outras conclusões sobre os benefícios do sistema construtivo em EPS. Entre eles, destaque para o fato de tornar a obra mais sustentável, pois reduz o uso de ar condicionado, portanto, de energia. Além disso, é facilmente reciclado e, por ser leve, transfere menor carga às fundações, economizando em materiais de construção. O pesquisador constatou, também, que o EPS promove o isolamento acústico dos ambientes.
Na obra, o baixo peso dos painéis em EPS – o do Monopainel® é de cerca de 3 kg/m² – facilita sua manipulação e transporte, dando velocidade à obra. Essa produtividade fica assegurada pela montagem de painéis de grandes dimensões, ao contrário da necessidade de executar o encaixe de pequenas peças, como tijolos.
Para saber mais, acesse: isorecort.com.br