Projetos residenciais e comerciais ganham mais uma tipologia de escadas industrializadas em Monopainel®, marca dos painéis monolíticos do Grupo Isorecort. São as escadas em cascata, de design mais leve e delicado. “Lançamos, inicialmente, a linha de escadas em poliestireno expandido (EPS) com a parte inferior plana. Agora, atendendo as necessidades dos escritórios de arquitetura, desenvolvemos a escada em cascata, que espelha a projeção dos degraus na sua face inferior”, explica o engenheiro Denilson Rodrigues, consultor Técnico da empresa.
Visualmente, é uma escada bastante interessante, porque transmite a sensação de movimento dos degraus. O novo modelo acompanha o conceito técnico de toda a linha de escadas em Monopainel®. Ou seja, é estruturada em painéis monolíticos nervurados internamente e envolvidos por malha de aço. Na obra, as nervuras recebem armação e concreto e projeção de argamassa estrutural nas faces externas de toda a escada.
Leia também:
Conheça a opinião de quem está utilizando escadas em EPS
Escadas em EPS são resistentes e têm maior rigidez
Escadas de “isopor” viralizam na web
LINHA COMPLETA
A linha de escadas formada pelos modelos de fundo plano e em cascata atende a várias opções de desenhos. Podem ser dispostas em direção única; com patamar intermediário e dois lances; em “L”, com curva para a direita ou esquerda, utilizando o patamar intermediário; em formato de “U”, com dois patamares contíguos entre os lances.
A escada em cascata, assim como a convencional, atende os requisitos estruturais para instalação ancorada tanto numa parede quanto em balanço. “O novo modelo abre para o arquiteto a possibilidade de criar soluções, como ter o elemento dividindo ambientes. Nesse caso, ela estará em balanço, o que potencializa a sensação de movimento e leveza proporcionada pelos degraus vistos por baixo”, comenta.
Por ser um material leve, o EPS permite fazer recortes, ampliando a liberdade do projeto que prevê angulação e modulações personalizadas das escadas. “Embora a linha parta de módulos prontos com dois lances e um patamar, é possível criar escadas com dimensões variadas, recortando o número de degraus necessários para atingir a altura projetada”, fala Rodrigues. Ou, ainda, complementar a dimensão padrão. Por exemplo, se a escada terá 4 m de altura, será preciso adquirir um lance a mais, já que o padrão comercializado é de 3 m.
SISTEMA SIMPLIFICADO
As escadas pré-fabricadas em Monopainel® simplificam e dão velocidade à execução na obra, sem necessidade de mão de obra especializada, montagem de fôrmas, concretagem e a espera pela cura do concreto. Para executar uma escada convencional, é preciso ter um carpinteiro para as fôrmas, um armador para a estrutura de aço e outro operário para a concretagem.
Produzida em ambiente industrial controlado, as escadas têm a característica técnica de precisão nas dimensões dos degraus, o que nem sempre é obtido com o processo convencional inloco. A padronização das medidas de altura e largura dos degraus – espelho e pisada – são calculadas com vistas ao conforto do usuário, utilizando a fórmula de Blondel.
“Essa equação estabelece uma relação entre a altura do espelho e a largura da pisada de uma pessoa de estatura média, para descer ou subir confortavelmente, de acordo com o que a arquitetura preconiza”, completa Rodrigues. As medidas já consideram os 3 cm referentes à argamassa. As escadas em EPS podem receber qualquer tipo de revestimento, como granito ou carpete.
O fornecimento é feito pelo Grupo Isorecort mediante projeto, informando as dimensões com a projeção da altura a ser vencida – do piso até a parte superior da laje. “Verificamos se os dados estão dentro do padrão ou serão necessárias adaptações. Temos larguras padrões, mas é possível atender pedidos customizados”, finaliza Denilson Rodrigues.
Para mais informações e detalhes técnicos, acesse www.isorecort.com.br.